

Projeto
pessoal editorial, desenvolvido por mim e pela minha mãe para a minha mãe, durante as férias do 2º semestre
de 2019.
A minha mãe desde quando era pequena queria ser professora quando crescesse, e ao longo dos anos em que ela estudou e se formou como professora ela acumulou uma estante inteira lotada de livros e materiais didáticos.
Um desses materiais é uma amontoado de cantigas de roda e durante as férias entre o 2°semestre e o 3°semestre a minha mãe me pediu para tirar cópia deste material, mas como esse material estava disperso e não tinha um projeto gráfico eu me propus a diagramar e ilustrar um livro, que organizasse e desse uma unidade visual, para ela dar as aulas.


Ilustrações:
Por se tratar de um livro infantil, optei por ilustrações de traço Chibi com uma pintura digital que simula aquarela, que além de dar um tom suave a ilustração enfatiza os contornos espessos da ilustração.
O processo de ilustrar é separado em 6 etapas, a procura por uma referência, a definição da paleta cromática a partir dessa referência, e então vem o esboço do desenho feito digitalmente.
Com as formas do desenho definido previamente fui início ao processo de finalização, que se inicia com a line art one eu defino os traços finais da ilustração, após definir os contornos do volume com luz e sombra no assunto da ilustração já com o efeito de aquarela, por último mas não menos importante venho com a camada de cor descolando o desenho do fundo branco.
O livro encadernado à mão usando a costura em 8 usa também a capa do tipo butterfly em que quando aberta revela a ilustração da capa em rough.
Projeto gráfico:
De início, eu precisava decidir o tamanho em que o livro teria, então parti do tamanho A5 e defini o entre linha de 12pt.
Com o entre linha definido ajustei o tamanho da página para 564 x 408 pt ou 198.9 x 143.9 mm, depois defini as margens em 36pt ao redor na mancha de texto.
Esse tamanho se aproxima mais do formato 150 x 220 mm que tem um melhor aproveitamento de papel no formato 66 x 96 cm que usa 1/16 da folha por página.
A família tipografia usada foi a Futura LT, por ser uma grande e clássica família tipográfica, muito embora não seja tão indicada para grandes massas de texto por conter um grande tamanho de “x” e não possuir eixo essa família tipográfica se adequou bem ao projeto, por serem pequenos versos e a visibilidade acaba por ter um maior peso em detrimento da legibilidade.





mais projetos!